Secretaria dos Direitos Humanos ainda é um ministério “fraquinho”, diz Vannuchi

30/10/2009 - 23h39

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O ministroda Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi,disse hoje (30) que a sua pasta não tem a estruturanecessária para resolver todas as demandas relativas àsviolações dos direitos humanos. "[O ministério é] ainda fraquinho, periféricoe vive diariamente com denúncias terríveis que a gentenão consegue solucionar. De cada dez demandas a gente consegueuma ou duas”, disse

Vannuchifalou durante a cerimônia de criação de ummemorial para Santo Dias, operário assassinado em uma grevedurante a ditadura militar. Ele afirmou estaremocionado e que a sua fala era mais pessoal do que um discurso deautoridade.

Oministro ressaltou a importância de resgatar a memória dos“heróis” e “mártires” que lutaram contra oregime de exceção e pela democracia. “Em Roma, emParis e em cada esquina tem uma plaquinha lembrando que ali na ocupaçãonazista, ali no tempo do facismo, morreu alguém lutando contrao invasor. E o Brasil precisa viver isso”.

Vannuchidestacou que muitos dos que morreram pela democracia acabaramesquecidos e apenas alguns poucos, como Vladimir Herzog, sãolembrados. “Eu insisto muito pelo o que nós estamos fazendoaqui por essa memória”, disse se referindo à homenagem prestada a Santo Dias.