Força Aérea confirma localização de aeronave desaparecida

30/10/2009 - 13h12

Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil
Manaus - AForça Aérea Brasileira (FAB) confirmou há pouco a localização da aeronave Caravan C-98 queestava desaparecida desde a manhã de ontem (29). Há indícios desobreviventes, mas segundo a FAB, ainda não se sabe quantos são. Já a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) informou que é certo que há sobreviventes e que o avião teria feito um pouso forçado.

A aeronave levava funcionários da Funasa para aldeias indígenas  no interior da Amazônia, onde fariam um trabalho de imunização com vacinas. Eles estavam realizando esse trabalho há 15 dias. Segundo a FAB, a aeronave estaria levando os funcionários de volta pra casa.

O Comando da Aeronáutica havia anunciado há pouco que índios da tribo Matis disseram à Fundação Nacional do Índio (Funai) que encontraram, na manhã de hoje (30), a aeronave.De acordo com a Aeronáutica, a aeronave estaria na Floresta Amazônica, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Marubos), próximo ao Rio Ituí, afluente do Rio Javari. As informações sobre o paradeiro da aeronave também estão sendo confirmadas por integrantes da equipe de resgate da FAB que desceram de rapel no local.Uma operação de resgate, com a ajuda dos índios, foi iniciada de imediato, segundo o secretário de Planejamento do município de Atalaia do Norte (AM), João Bosco Lopes. Na localidade onde o avião foi encontrado, a única presença humana é das comunidades indígenas.Mais cedo, a FAB e a Funasa divulgaram o nome dos ocupantes do avião:TripulaçãoPrimeiro-tenente Carlos Wagner Ottone VeigaSegundo-tenente José Ananias da Silva PereiraSuboficial