Embaixador do Quênia morre em Uberaba durante missão coordenada pelo Ministério da Agricultura

30/10/2009 - 15h24

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O embaixador doQuênia no Brasil, Pius Namchanja, faleceu ontem (29) em Uberaba(MG). Ele participava de uma missão organizada pelo Ministério daAgricultura para apresentar a 28 diplomatas estrangeiros o potencialda pecuária leiteira e de corte propiciado pelo melhoramentogenético da raça zebu.

Deacordo com o ministério, Namchanja sentiu-se mal no fim da tarde deontem, após visita à sede da Associação Brasileira dos Criadoresde Zebu (ABCZ) e a uma central de inseminação artificial, e foilevado imediatamente ao Hospital Escola da Universidade Federal doTriângulo (UFTM).

Oministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse hoje (30), em notaà imprensa, que sente a morte do diplomata e “se associa ao lutoda família do embaixador, do corpo diplomático e das autoridades doQuênia, além de seus pares”.

ASecretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministérioda Agricultura, que coordena a missão em Uberaba, informou queforneceu o apoio necessário ao diplomata e à Embaixada do Quênia,além de adotar as providências legais, junto com o Ministério dasRelações Exteriores, para atestar a morte de Namchanja, que sofreuum ataque cardíaco.

Stephanesdestacou que o Quênia é um parceiro brasileiro e lembrou queNamchanja tinha uma pauta voltada para a cooperação agrícola com oBrasil, e por isso integrava a comitiva para conhecer os possíveisnegócios no setor.