Nordeste supera Sudeste em mortes violentas de jovens

29/10/2009 - 16h56

Gilberto Costa
Enviado especial*
Caxambu (MG) - Dados apresentados pela antropóloga Alba Zaluarrevelam que há mais jovens (15 a 24 anos) morrendo por causasviolentas na região Nordeste (Bahia e Pernambuco) do que noSudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo).Especialista em violência urbana, ela participa do 33º EncontroAnual da Associação Nacional de Pós-Graduaçãoe Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).

Aantropóloga e seus colegas do Instituto de Medicina Social, daUniversidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), analisaram uma sériede estatísticas dos Ministério da Saúde edo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles confirmaram a prevalência de mortesviolentas entre homens (independentemente de raça/cor) edescobriram que os jovens mais vulneráveis são aquelesque têm a mãe com poucos anos de estudo.

Alémdas informações demográficas, Zaluar tambémfez entrevistas e estudos qualitativos(etnográficos) que aumentaram a percepção sobreo problema da violência. Nesses estudos, ela percebeu, porexemplo, que é necessário “ensinar as mães alidar com a violência de seus filhos. Elas ficam desesperadas,não sabem o que fazer”, disseà Agência Brasil.

Para aespecialista, é fundamental mudar a atuação dapolícia e das outras forças de segurança. “APM [Polícia Militar] deveria passar a ter a função que tinha antes daditadura militar. Ela só era acionada em caso de distúrbiourbano, mas não para fazer o policiamento ostensivo. Nãoé para estar na cidade o tempo inteiro e ser a referênciaprimeira de polícia que o cidadão tem.”

“Apolícia se torna uma polícia de proximidade quandoconversa com morador, se entende com ele e procura para saber quaisos problemas de segurança na vizinhança”. Conforme aantropóloga, foi na época do regime militar que a PMabsorveu a guarda civil e mudou o foco de atuação.

"Ospoliciais militares não podem mais agir como agem no paísinteiro: aprendem a atirar para matar. Como se fosse uma guerra”,critica. “Traficante mata e muito, eles não têmproblemas em relação a isso. Mas onde está ainvestigação que comprova de onde saiu a bala?”