FAB procura por avião desaparecido na Amazônia hoje pela manhã

29/10/2009 - 18h05

Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil
Manaus - Equipesda Força Aérea Brasileira (FAB) procuram pelo avião que desapareceu na manhã de hoje(29), depois de ter partido de Cruzeiro do Sul, no Acre, com destino a Tabatinga, no sudoeste do Amazonas. O avião é um C-98 Caravan da FAB. Aconfirmação do desaparecimento foi feita pelo Comando daAeronáutica há pouco.

Dois helicópteros H-60Blackhawk e um avião C-105 Amazonas da FAB já se encontram naregião entre Tabatinga e Cruzeiro do Sul para fazer as buscas. A área entre as duas cidades compreende a terra indígena do Vale do Javari, onde as únicas presenças humanas são do destacamento de fronteira do Exército Brasileiro e de povos indígenas.

A aeronave tinha 11 pessoas a bordo que participavam de ação de vacinação do Ministério da Saúde. Oavião pertence ao 7º Esquadrão de Transporte Aéreo e tem capacidade para transportar 14 pessoas e quatro tripulantes.

Os prováveis viajantes eram seisprofissionais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), umaservidora da prefeitura de Atalaia do Norte, município amazonense,e quatro tripulantes: um piloto, um co-piloto e dois mecânicos, mas o Comando da Aeronáutica ainda nãoconfirmou oficialmente a lista de passageiros.

O modeloC-98 Caravan foi desenvolvidono início dos anos 80 nos Estados Unidos para transporte de pequenascargas e passageiros em curtas distâncias. No Brasil é utilizadodesde 1987 em tarefas de apoio, utilitárias e de evacuaçãoaeromédica. Também é usado pelo CorreioAéreo Nacional e em ações cívico-sociais do Exército Brasileiro.