Especialistas debatem Amazônia e mudanças climáticas

28/10/2009 - 5h43

Luana Lourenço*
Enviada Especial
Belém (PA) - Ambientalistas,empresários, líderes sociais e representantes degovernos se reúnem hoje (28) em Belém (PA) paradiscutir a inclusão da Amazônia no enfrentamento dasmudanças climáticas e as oportunidades dedesenvolvimento sem derrubada da floresta.

Durantereunião do Fórum Amazônia Sustentável, amenos de 40 dias da Conferência da Organizaçãodas Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas,em dezembro, em Copenhague, as entidades devem reforçar aposição favorável ao mecanismo de Reduçãode Emissões por Desmatamento e Degradação, oRedd (na sigla em inglês).

A ideia égarantir compensações, financiadas com recursosinternacionais, para quem preservar a floresta em pé. Omecanismo deve ser incluído no acordo que complementaráo Protocolo de Quioto pós-2012, mas ainda não estádefinido se os recursos virão do mercado de carbono ou decontribuições nacionais voluntárias.

Alémdo REDD, também estão na pauta a transiçãopara uma economia de baixo carbono, o papel dos povos da floresta naconservação e uso da biodiversidade e a substituiçãodo desmatamento por vias sustentáveis de desenvolvimento paraa região.

Oencontro será aberto pelo diretor do Centro de Estudos sobre oBrasil Contemporâneo da École de Hautes Études enSciences Sociales, em Paris, na França, Ignacy Sachs,considerado um dos maiores pensadores do desenvolvimento sustentávelno mundo.

Tambémparticipam das apresentações representantes das trêsesferas de governo, do Fórum Brasileiro de MudançasClimáticas, empresários e organizaçõesnão governamentais, entre elas o Instituto do Homem e do MeioAmbiente da Amazônia (Imazon) e o Instituto Socioambiental(ISA).

*A repórter viajou a convite do Fórum Amazônia Sustentável