Pesquisa do Idec mostra que um terço das marcas de feijão está sem condições de consumo

27/10/2009 - 21h00

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - OInstituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) pesquisou 33marcas de feijão vendidas em diversas partes do país econstatou que quase um terço, nove delas, não poderiaser comercializada. Os produtos apresentavam impurezas acima dospadrões tolerados. Em sete foram encontrados insetos ou larvasvivas misturados aos grãos.

A classificaçãoerrada foi o problema de mais seis marcas pesquisadas. Os produtosvendidos como do tipo 1 pertenciam, na verdade, ao do tipo 2 ou 3. “Agente espera que a empresa, como a legislação pede,respeite o consumidor. Tem que honrar aquilo que é colocadodentro da embalagem. Por que ele vai fazer a escolha pelo o que estáno rótulo, e, às vezes, ele chega em casa e tem umasurpresa desagradável”, afirmou a pesquisadora do Idec, VeraBarral.

Essasdeficiências somadas as da rotulagem insatisfatória e atéa da presença de agrotóxicos proibidos levaram o instituto areprovar 20 (60%) das marcas analisadas. “Em todas as regiõesnós tivemos, no mínimo, um produto que não estavaadequado, ou na rotulagem, ou na classificação, ouporque tinha elementos indesejáveis. Então, algo estáfaltando aí”, disse.

Segundoa pesquisadora, a responsabilidade é principalmente dasempresas que detêm “todas as ferramentas para poder, no final dasua produção, colocar um rótulo e venderexatamente o que propõe no rótulo”.

OIdec notificou as 28 empresas responsáveis pelas 33 marcasanalisadas, mas apenas seis apresentaram justificativas emrelação aos problemas detectados.

Paraevitar a compra de produtos inadequados, o instituto recomenda que oconsumidor rejeite as embalagens que não estejam íntegras,observe se não existem impurezas misturadas aos grãos eque fique atento ao cheiro e o aspecto do feijão. Em caso dealgum problema, o Idec instrui o consumidor a solicitar atroca do produto ou o ressarcimento do dinheiro no local da compra. A autoridade sanitárialocal também deve ser comunicada.