Dados preliminares de outubro mostram que crédito continua a crescer e juros sobem

27/10/2009 - 13h38

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O volume de operações de créditodo sistema financeiro continua a crescer neste mês. Segundo dadospreliminares do Banco Central (BC), o volume cresceu 1,8% até o dia13, na comparação com o mesmo período de setembro. Para as pessoasfísicas, o aumento é de 2,3% e para as empresas é de 1,3%.

Os juros também registram alta noperíodo. A taxa média está em 36,3% ao ano, contra 35,3% ao anoregistrados em setembro. Para as pessoas físicas, os juros estão em46% ao ano, ante 43,6% ao ano registrados em setembro.

Paraas empresas, a taxa está em 26,4% ao ano, contra 26,3% ao ano do mêspassado. Segundo o chefe adjunto do Departamento Econômico do BC,Túlio Maciel, o aumento das taxas ainda pode sereverter até o fechamento do mês. “É um período curto para sinalizar qualquer coisa”,afirmou.

O spread(diferença entre taxa de captação e a cobrada dos clientes na horado empréstimo) geral chegou a 26,7 pontos percentuais, nos dadospreliminares, contra 26 pontos percentuais registrados em setembro.

Para as pessoas físicas, o aumentofoi de 33,4 pontos percentuais, em setembro, para 35,3 pontospercentuais, até o dia 13 deste mês. No caso das empresas, o spreadpassou de 17,7 pontos percentuais, em setembro, para 17,6 pontospercentuais, nos dados preliminares deste mês.

SegundoMaciel, a expectativa do mercado financeiro de que a taxa básica dejuros, a Selic, suba no próximo ano, por conta da previsão decrescimento da economia, tem aumentado o custo de captação dosrecursos pelos bancos.