Lula diz que população e empresários devem acreditar em inovação

26/10/2009 - 8h53

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje (26) que apopulação e os empresários brasileiros –sobretudo  os  micro e pequenas – “acreditem” eminvestimentos em inovação.

Na semanapassada, Lula se reuniu com empresários da cadeia produtivabrasileira. Segundo ele, aproximadamente 6 mil empresas  do país investem em pesquisas e 30 mil, em algum outro tipo deinovação.

“Nessemundo competitivo em que precisamos exportar mais e precisamos vendermais no mercado interno, há sempre uma disputa muito forteentre os vários setores empresariais”, disse, em seuprograma semanal Café com o Presidente.

Opresidente lembrou que o Serviço Brasileiro de Apoio àsMicro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai participar “de forma ativa”no estímulo à inovação. Para ele, se ogoverno conseguir convencer o setor empresarial de que deveparticipar, o país vai vivenciar “um avançoextraordinário”.

Lulacomentou também o anúncio da adição de 5%de biodiesel ao diesel produzido no Brasil a partir de janeiro de 2010. Segundo ele, o adiantamentoda medida em três anos – já que estava prevista apenaspara 2013 – significa que a indústria automobilísticaestá “segura” em relação à qualidadedo chamado B5.

“Omais importante é que praticamente 85% das empresas queproduzem o biodiesel são empresas que têm o selo social,que têm uma vinculação muito grande com aagricultura familiar e atendem o princípio da lei: fazer comque a produção do biodiesel pudesse gerar emprego,ajudando a agricultura familiar”.