Europeus consideram satisfatório sistema de saúde animal brasileiro

26/10/2009 - 15h38

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Representantesda União Europeia encerraram hoje (26) a missãoespecial, iniciada nodia 14 de outubro, para analisar o sistema desaúde animal brasileiro. Em reunião com o secretáriode Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura(Mapa), Inácio Kroetz, eles consideraram satisfatórioo sistema de saúde animal do país e ressaltaram asmelhorias na garantia de qualidade, rastreabilidade e infraestrutura,de acordo com nota do ministério.

Umdos principais pontos avaliados durante a missão foi apossibilidade de exportação de carne suína ebovinos vivos para a União Europeia. De acordo com o Mapa, oseuropeus aprovaram os controles em relação àcarne suína. No caso dos bovinos, no entanto, eles ressaltarama importância do controle realizado para entrada, em SantaCatarina, de animais de outros estados.

Alémda reunião de hoje com o secretário Kroetz, uma outraserá realizada nesta quarta-feira para analisar aspectos desaúde pública do país. Depois, uma minuta dorelatório será enviada ao Brasil em 20 dias úteise técnicos do Mapa terão 25 dias para fazercomentários.