Comerciantes paulistas se dividem sobre efeitos nas vendas da prorrogação da isenção do IPI

26/10/2009 - 18h26

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O comérciopaulista está dividido em relação aos efeitossobre as vendas de Natal da possível prorrogaçãoda redução do Imposto sobre Produtos Industrializados(IPI) dos eletrodomésticos da linha branca - geladeiras,fogões e máquinas de lavar. Segundo pesquisa daFederação do Comércio de São Paulo(Fecomercio), 50% dos empresários do setor acreditam que acontinuidade da desoneração pode aumentar as vendas defim de ano. A outra metade dos entrevistados, no entanto, avalia quea medida apenas manteria os níveis atuais de consumo.

Oministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje (26) que hágrande possibilidade de se prorrogar a isenção do IPIpara a linha branca.

Apesarde cautelosos, os comerciantes estão otimistas em relaçãoas vendas de Natal, 33% disseram que pretendem fazerencomendas maiores das que fizeram no ano passado e 44% manterãoo volume de pedidos do último fim de ano. O setor de bens nãoduráveis também está otimista, 55% dos queresponderam a pesquisa ampliarão os pedidos.

Com relação acontratação de trabalhadores temporários, apesquisa da Fecomercio revelou que uma parte significativa (42%) doscomerciantes deve contratar funcionários temporários.

Para 2010, as previsões sãomelhores. Quase todos (97%) dos empresários disseram quepretendem fazer investimentos maiores em 2010.