Cidadãos comuns avaliam delegacias de nove estados

26/10/2009 - 16h25

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Cidadãos comuns vão avaliar, nesta semana, 231 delegacias denove estados, para verificar a qualidade dosserviços prestados nessas unidades. A avaliação vai de hoje (26) até sexta-feira (31). No Rio, 70 cidadãos vão visitar 42delegacias em todo o estado.Ainiciativa faz parte da 3ª Semana de Visitas a Delegacias de Polícia,que tem o objetivo avaliar o setor sob o ponto de vistada população e assim incentivar boas práticas policiais. De acordo coma coordenadora da pesquisa, Ludmila Ribeiro, os critérios que devem ser observados são tratamentoigualitário e sem preconceito, orientações para a comunidade,condições materiais, transparência e prestação de contas e condiçõesde detenção. “Os cidadãos passam cerca de duas horas nadelegacia, conversando com os funcionários do local e com as pessoas queestão esperando atendimento, visitam as dependências do lugare, ao final, preenchem um questionário com 20 questões com notas de1 a 5, sendo o número 1 péssimo e o 5, excelente.”Financiadapelo governo inglês, a pesquisa é coordenada pela Altus, uma aliançaglobal de centros acadêmicos e organizações não governamentais, eocorre simultaneamente em mais 19 países, sendo cinco da AméricaLatina. No Brasil, a pesquisa é coordenada pelo Centro de Estudos deSegurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes (Cesec).Apóso resultado, as três delegacias mais bem avaliadas do Brasil vãoconcorrer com as demais da América Latina, para escolha da melhor daregião. As finalistas concorrem com as escolhidas de outras regiões e, ao final doconcurso, são apontadas as três melhores delegacias do mundo.Naprimeira edição do projeto, em 2006, o 9º Distrito Policial doCarandiru, em São Paulo, ficou em quarto lugar no ranking mundial. Na segunda edição, em 2007, a delegacia ficou em quinto lugar.LudmilaRibeiro explicou que o projeto mapeia as boas práticas que podem serreplicadas em outros países. “Práticas de sucesso no México podem serreplicadas no Brasil, por exemplo. Além disso, podemos identificar osmaiores problemas que os cidadãos enxergam no serviço para que asdelegacias realizem as melhorias necessárias no futuro.”Nosanos anteriores, os principais problemas identificados pelas pesquisasforam a falta condições adequadas de detenção e de tratamentoigualitário do público, que inclui a diversidade de serviços prestadosa grupos vulneráveis, como mulheres vítimas de violência, crianças eportadores de necessidades especiais. Na época, várias delegacias nãoapresentavam canais para denúncia de desvios de conduta ou crimescometidos por policiais.