Obras para a Copa envolvem parcerias públicas e privadas, além do apoio do BNDES

25/10/2009 - 11h21

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O governo federal já definiu as tarefas de cada setor para arealização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. As obras nos portos eaeroportos serão de responsabilidade da União, enquanto os governosestaduais e municipais cuidarão da expansão de vias exclusivas paraônibus, além de estradas, viadutos e metrôs, assim como do projeto paraveículo leve sobre trilhos (VLT) com apoio de R$ 5 bilhões de linhascrédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).Osprincipais projetos estão localizados nas cidades-sede da Copa, mas osecretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria eComércio Exterior, Ivan Ramalho, em entrevista à Agência Brasil, disseque o país inteiro será beneficiado com os investimentos. “Estive emMoçambique, que faz fronteira com a África do Sul [onde será realizadaa Copa do Mundo de 2010], e lá há expectativas de se beneficiar com osjogos no país vizinho”, disse.No Brasil os principais projetosenvolvem a implantação do BRT (bus repit transit), ampliação do metrô eobras no aeroporto em Belo Horizonte; expansão do metrô, implantação doveículo leve sobre trilhos (VLT) e melhoria da rede viária em Brasília;obras de infraestrutura e no metrô de Cuiabá.Em Curitiba serãorealizadas obras de infraestrutura e construído o metrô. A implantação doveículo leve sobre trilhos (VLT) e do metrô também estão entre asprioridades em Fortaleza. Em Manaus, a prioridade é ampliar o aeroportoe aperfeiçoar o sistema de infraestrutura da cidade.Aimplantação do veículo leve sobre trilhos (VLT), obras no aeroporto ede infraestrutura são os principais projetos em Natal. Em Porto Alegredevem ser ampliadas a linha 2 do metrô,   ampliação do aeroportos e devias urbanas. Em Recife, o objetivo é concluir as obras da Cidadeda Copa, enquanto em São Paulo e Salvador a idéia é ampliar as linhasdo metrô. No Rio, as obras também envolvem ampliações no metrô, além doArco Metropolitano.As obras nos estádios das cidades-sedeenvolvem investimentos públicos e privados - cujos valores variam deacordo com o local -, que vão de  de R$ 138 milhões (da iniciativaprivada) no Arena da Baixada, em Curitiba, até R$ 600 milhões noEstádio Nacional de Brasília (investimento público).