Empresários cobram apoio de Lula para investimentos em inovação

23/10/2009 - 15h30

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Duranteaudiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva,empresários da indústria cobraram hoje (23) oestreitamento da relação entre governo e setor privado para estabelecer uma parceria público-privada para investimentosem inovação. O presidente da ConfederaçãoNacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, lenbrouque o setor privado tem grande responsabilidade nesse processo, mas que a aliançacom o governo ajuda a “impulsionar” a agenda.

“Reconhecemosque ainda temos muito o que fazer para que todo o tecido empresarialse envolva”, disse, ao destacar que as pequenas e médiasempresas ainda não estão “engajadas” no processo.“Se o Brasil não avançar, a indústriabrasileira vai enfrentar dificuldades”, alertou Monteiro Neto. Eledisse que, durante a reunião, Lula se comprometeu a criar umgrupo para efetivar a parceria público-privada parainvestimentos em inovação.

Osecretário executivo do Ministério da Ciência eTecnologia, Luiz Antônio Elias, avaliou a audiência como“positiva”. Ele lembrou que o governo já vinha secomprometendo com a agenda de investimentos em inovaçãoe classificou a iniciativa como “peça-chave” para acompetitividade brasileira. “Vamos chegar a 30 mil empresas eelevar a capacidade de competição da economiabrasileira”, disse.

Durante aaudiência, o presidente recebeu ainda 24 alunos querepresentaram o Brasil no Worldskills, torneio de educaçãoprofissional que reuniu mais de 900 alunos de 50 países, emsetembro, no Canadá.

Adelegação brasileira foi representada por 22 alunos doServiço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e dois doServiço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Osestudantes mostraram habilidades em provas de eletrônica,mecânica de refrigeração, tecnologia dainformação e desenho mecânico.