Reforma urbana é tema de encontro nacional em Recife

22/10/2009 - 17h58

Da Agência Brasil

Brasília - Estratégias para melhorar a infraestruturadas cidades brasileiras começaram a ser debatidas a partir de hoje (22), em Recife.  O evento reúne300 participantes entre representantes de movimentos populares, organizações não governamentais, instituiçõesde pesquisa, associações de classe e entidades deensino.

A ideia écontribuir com propostas para a implementaçãodo Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e fazer uma avaliação das políticas nacionais destinadas aos municípios. O encontro também pretende fortalecer a rede de reforma urbana (fóruns regionais, estaduais e municipais) para promover uma atuação articulada em favor de projetos que favoreçam  os moradores das cidades.

Segundo Euvanizia Rodrigues,coordenadora da União Nacional por Moradia Popular, durante oevento serão abordados temas como habitação,saneamento, transporte e planejamento das cidades. “Temos uma pautaextensa porque queremos enfatizar a necessidade de melhorar apolítica de desenvolvimento urbano do país”, afirmou.

Ela explicou que em um paíscapitalista como o Brasil, não existe cidade justa, jáque o acúmulo de riquezas está concentrado nas mãosde poucos e a renda não é distribuída comodeveria.” Defendemos a existência de cidades democráticas, que distribuam a riqueza gerada pela sociedade com o maior númerode habitantes”, disse.

A coordenadora afirmou ainda que asugestões apresentadas durante os três dias do encontro,a ser encerrado no domingo (25), vão ser levadas para a  4ªConferência Nacional das Cidades, programada para ocorrer emmaio de 2010, em Brasília, e para o FórumUrbano Mundial, que ocorrerá no próximo ano, no Rio deJaneiro.