Brasília tem o segundo maior apagão da história

22/10/2009 - 18h37

Da Agência Brasil

Brasília - Oito cidades satélites do Distrito Federal ficaram hoje (22) semenergia elétrica por cerca de 25 minutos. De acordo com aCompanhia Energética de Brasília (CEB), o problema atingiu 64% doDF. Esse foi o segundo maior apagão da história de Brasília, disse o diretor de manutenção e operação da empresa, AmiltonNaves

O apagão foi provocado pelo desligamento nas linhas de transmissão entre Furnas e a CEB. Entretanto, as causas dodesligamento só serão conhecidas daqui a um mês, quando houver um estudo nasestações atingidas.

Segundo Naves, houve uma interrupção automática em quatro linhas, duas emBrasília/Norte e duas em Furnas: “A ocorrência foi nainterligação que temos entre Brasília e Furnas. Essas linhas foramdesligadas de forma preventiva para evitar maiores interrupção deenergia”.

De acordo com Naves, a falta de investimentos e de manutenção nas linhasde transmissão de energia podem ter causado o desligamento. “Separarmos para ver, esse desligamento tem uma dimensão bem razoávelporque pegou mais de 50 % da região. Realmente faltam investimentospara evitar este tipo de problema”, disse.

A falta de energia teve início às 11h05 e começou a serrestabelecida gradualmente às 11h30. As regiões administrativasatingidas foram Plano Piloto, Lago Sul, Lago Norte, Sobradinho,Planaltina, São Sebastião, Águas Claras, parte de Taguatinga eparte de Ceilândia.