Coleta seletiva de lixo chega a 57% dos municípios

20/10/2009 - 6h25

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - OMinistério das Cidades divulgou os númerosmais recentes do manejo de resíduos sólidos urbanos noBrasil, referentes a 2007. Com base em dados de 306 municípios, querepresentam 55% da população urbana, o levantamento, apresentado ontem (19),mostra que a cobertura média de coleta de lixo nas cidadespesquisadas é de 90%. Já a coleta seletiva sóchega a 56,9% dos municípios da amostra, que inclui todas ascapitais e cidades com mais de 500 mil habitantes.

Cerca de64% do lixo coletado vão para aterros sanitários, 26,6% sãolevados para aterros controlados – que têm estrutura melhor quelixões, mas onde há trabalho de catadores – e9,5% dos resíduos ainda vão para os lixões,considerados a pior solução para o destino final.

De acordo com o diretor do Departamento de ArticulaçãoInstitucional do Ministério das Cidades, SérgioAntônio Gonçalves, em muitos casos, os locais dedepósito do lixo não têm autorizaçãoambiental para funcionar. Dos 587 aterros catalogados, 46% nãotêm qualquer tipo de licença ambiental.

“Temosque intensificar a questão dos licenciamento e reforçara necessidade de gestão. Se não tiver acompanhamento,em seis meses, um aterro pode se transformar em um lixão. Épreciso ter compromisso do gestor com a manutenção”,avaliou.

Na coletaseletiva, além do recolhimento formal, há o trabalho decatadores de lixo, presentes em 83% dos municípios da amostra.Em mais da metade dos casos, os catadores são organizados emcooperativas e associações.

Aquantidade média de material reciclável recuperado éde 3,1 quilos por habitante por ano, menos de 1,5% do que seriapossível reaproveitar. Papel e papelão representam amaior parte do material recuperado, 50,7%. Em seguida, aparecemplásticos (26,4%), metais (12,1%) e vidros (6,4%).

ODiagnóstico do Manejo de Resíduos SólidosUrbanos é a sexta edição da sériehistórica sobre lixo, elaborada anualmente desde 2002, a partirde dados extraídos do Sistema Nacional de Informaçõessobre Saneamento (SNIS).