Vale anuncia investimentos de US$ 12 bilhões para 2010

19/10/2009 - 21h21

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Opresidente da mineradora Vale, Roger Agnelli, anunciou hoje (19), em São Paulo, umplano de investimentos de US$ 12,9 bilhões para 2010.Segundo ele, 51% desse montante será destinado à exploraçãode minério de ferro e à expansão da capacidadelogística. A América do Sul e a Áfricaconcentrarão 80% desses recursos.

O planofoi apresentado após reunião de Agnelli com opresidente Luiz Inácio Lula da Silva. No encontro, o executivodisse ter apresentado os mesmos dados mostrados à imprensa.

Agnelllidisse que o orçamento destinado para a expansão dosnegócios no próximo ano é o maior possíveldentro da capacidade da companhia. “Com esse volume de investimento, estamos operando no limite da capacidade que a empresatem.”

Emresposta às perguntas em relação as cobrançaspúblicas do presidente Lula para que a Vale agregasse valor asua produção, Agnelli defendeu a atividade.“A mineração é a parte da cadeia produtiva quemais agrega valor. Tira de uma montanha uma coisa que não vale nada,aplica tecnologia e capital para poder transformar isso em algo queseja vendável.”

Para opresidente da Vale, a produção de aço nãoé um mercado com potencial internacional devido às barreirasprotecionistas existentes em diversos países.