Produção de petróleo da Petrobras no país cresce 1,2% em setembro e é recorde mensal

19/10/2009 - 17h49

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A produção média de petróleo daPetrobras no Brasil, em setembro, foi de 2 milhões 3 mil e 940 barrisdiários, volume 1,2% maior do que o produzido agosto deste ano e 5,6%superior a de setembro do ano passado. O resultado é ainda um novorecorde mensal de produção ao superar em 12 mil barris o recordeanterior obtido em março deste ano.

Jáa produção de gás natural nos campos nacionais registrou uma médiadiária de 51 milhões 358 mil metros cúbicos, mantendo-se nos mesmosníveis do volume produzido no mês anterior e em setembro de 2008.

Segundo a Petrobras, o novo recorde foi possível em decorrência da  retomadadas operações da plataforma FPSO Cidade de São Vicente, na área deTupi, no pré-sal da Bacia de Santos, e da plataforma P-19, no Campo deMarlim, na Bacia de Campos. Contribuíram também para o aumento aentrada de um poço na Plataforma de Piranema, em Sergipe, e ocrescimento da produção de poços interligados às plataformas P-48(Caratinga) e P-51 (Marlim Sul), ambas na Bacia de Campos – o que levoua uma diferença de mais 24 mil barris/dia, em comparação com agosto de2009.

A produção conjugada depetróleo e gás natural (petróleo equivalente) da Petrobras no Brasil,em setembro, foi de 2 milhões 326 mil e 969 barris de petróleo por dia,refletindo aumentos de 4,5% sobre o volume produzido em setembro do anopassado e de 1,3% em relação a agosto do corrente ano, informou aestatal.

O volume de petróleo e gásnatural proveniente dos países onde a Petrobras atua no exterior chegoua 245 mil e 263 barris de petróleo equivalente por dia, resultado 10%acima da produção de setembro de 2008.

Asinformações da Petrobras indicam que esse aumento se deve à entrada emprodução dos campos de Agbami e Akpo, ambos na Nigéria. Quandocomparado com agosto deste ano, o acréscimo foi de 4,7%, em decorrênciada normalização da produção na Bacia Austral, na Argentina, após otermino da mobilização sindical ocorrida naquele mês.

Consideradosos campos do Brasil e do exterior, a produção total de petróleo e gásnatural da Petrobras atingiu a média diária de 2 milhões 572 mil e 232barris de óleo equivalente diários em setembro, um aumento de 5% sobreo mesmo mês de 2008 e de 1,6% sobre agosto do corrente ano.

Jáa produção de gás da Petrobras no exterior chegou aos 16 milhões 311mil metros cúbicos diários - um crescimento de 9,9% em relação ao mêsanterior, também influenciado pela normalização da produção na BaciaAustral, na Argentina.