Ciência e tecnologia são tema de exposição nesta semana em Brasília

19/10/2009 - 13h49

Da Agência Brasil

Brasília - A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi aberta hoje na capital federal com a exposição Ciência no Brasil. Montada no gramado da Esplanada dos Ministérios a mostra ficará aberta ao público até o próximo dia 25. A idéia da iniciativa é apresentar a estudantes de escolas públicas e particulares do Distrito Federal as inovações tecnológicas em diversos setores e incentivar a prática da pesquisa.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) montou um estande no qual são exibidos macacões do astronauta Marcos César Pontes e fotos do espaço. O visitante também pode aproveitar para tirar uma foto usando acessórios do astronauta. O personagem Dr. Genoma recebe os estudantes no estande com brincadeiras e jogos de iniciação científica.

Durante o evento, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) lança  a revista em quadrinhos  Sabidinho, sobre os temas Inclusão Digital e Cyberbullyng (prática que usa a internet para humilhar e ridicularizar colegas de escola, pessoas desconhecidas e professores). Segundo a assessoria do Ibict, um dos objetivos da participação do instituto na exposição é discutir  o acesso à informação digital e as dificuldades dessa inclusão.

A feira é uma oportunidade de divulgar inovações nos ramos da alimentação e da saúde.  A Embrapa mostra a parceria Brasil-França na produção tecnológica agropecuária.

“Nossa ideia é mostrar um pouco da parceria entre Brasil e França em pesquisas agropecuárias. [2009 é] o Ano da França no Brasil. No caso específico da Embrapa, a gente mostra que Ciência não se faz sem parceria. Enxergamos na nação francesa grandes aliados”, explica Tatiana Martins, relações públicas do Ministério de Ciência e Tecnologia.

No estande da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as crianças receberão orientação sobre alimentação saudável. O espaço simula uma brinquedoteca, o que torna o aprendizado mais dinâmico.

Algumas escolas do Distrito Federal foram selecionadas para divulgar projetos desenvolvidos. O Centro de Ensino Fundamental 4 ,de Ceilândia, região administrativa do DF, trouxe uma apresentação sobre o efeito estufa. A professora do colégio, Ruth de Morais, comenta a participação dos estudantes.

“Acredito que esse espaço só vai incentivar os alunos a desenvolverem mais ainda os talentos que possuem. Eles são bastante interessados nas áreas de ciência e matemática. Eu vejo que foram muito espontâneos na preparação destes trabalhos, e nós, na condição de professores, devemos incentivá-los nessa produção, conclui”.

No miniobservatório astronômico, os estudantes poderão usar telescópios de tamanhos variados e receber explicações sobre esses  equipamentos. Também foi montada uma exposição mostrando a contribuição de Galileu Galilei e de outros astrônomos para o desenvolvimento dessa ciência. A exposição ficará aberta ao público diariamente das 8h30 às 19h. Além da mostra, o visitante poderá assistir filmes, palestras, workshops relacionados à área de tecnologia e obter informações científicas produzidas no país atualmente.