Cadastro positivo pode atrair até 26 milhões de pessoas para o mercado de crédito, afirma Serasa

19/10/2009 - 16h38

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Aimplementação de um sistema de cadastro positivopoderia atrair até 26 milhões de brasileiros para omercado de crédito, segundo levantamento divulgado hoje (19)pela Serasa Experian. A expansão da tomada de empréstimospoderia, de acordo com o instituto, injetar R$ 1 trilhão nademanda de crédito.

Aocontrário dos serviços de proteção aocrédito convencionais, que registra os casos de inadimplência, o cadastro positivo é uma escalaque mede a confiabilidade do consumidor pelo o histórico debons pagamentos anteriores. Desse modo, quanto melhor a graduaçãoda pessoa ou empresa no cadastro positivo, menores as taxas de jurosque serão cobradas para elas.

“Oque acontece na informação negativa é que ouvocê está negativado ou não está. A idéiaé fazer com que a grande maioria das pessoas, que nãoestá negativada, possa tirar proveito do seu históricopositivo”, explicou o presidente da unidade de negóciospessoa física da Serasa, Ricardo Loureiro.

Peloestudo do Serasa, os maiores beneficiados pela adoçãodo novo cadastro seriam as pessoas que ganham até R$ 1.000 pormês. A pesquisa aponta que cerca de 20 milhões depessoas dentro dessa faixa de renda poderiam ingressar no mercado decrédito.

Segundoo presidente do Serasa, Francisco Valim, o principal empecilho para aimplementação do sistema é a falta deregulamentação. “Como existe a necessidade decompartilhar dados de diversas organizações todosquerem ter um arcabouço legal claro para que não hajamodificações no futuro”, disse.