Comunidades pobres do Distrito Federal começam receber vilas olímpicas

16/10/2009 - 18h33

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Osmoradores da cidade de Samambaia receberam hoje(16) a primeira das 12 vilas olímpicas a serem construídas no Distrito Federal. O objetivo é oferecer atividadesesportivas para os alunos da rede pública. Ao todo, 15modalidades serão oferecidas em uma área de 22 milmetros quadrados.

Parao ex-jogador de futebol Pelé, que participou da cerimôniade inauguração, o local deve funcionar como umareferência no esporte para o restante do país. “Saindodaqui, os atletas poderão chegar onde eu cheguei. Haverápessoas qualificadas para dar esse apoio”, disse. “Se Deusquiser, vamos ter muitos craques do Distrito Federal nas Olimpíadasde 2016”, completou.

AVila Olímpica Rei Pelé, como foi batizado o centroesportivo, deve atender aproximadamente a 4 mil jovens em turnodiferente ao das aulas. O espaço conta com um ginásio, duaspiscinas semiolímpicas, duas quadras poliesportivas, um campo defutebol com grama sintética, uma quadra de tênis, uma pista deatletismo, equipamentos para musculação, uma pista paracaminhada e churrasqueiras, além de um prédio para aadministração.

OInstituto Amigos do Vôlei, criado pelas jogadoras de vôleiLeila Barros e Ricarda Negrão, será responsávelpela gestão da vila. Durante o evento, Leila lembrou quedeixou a capital do país há 20 anos por falta de apoioe de oportunidades. “Mas hoje, o DF vive um momento de progresso”,afirrmou. Sobre a conquista para sediar as Olimpíadas de 2016,ela avaliou que o mundo tem dado "crédito” ao país eque o DF está dando “o ponta pé inicial” com aconstrução das vilas.

Deacordo com o governo do Distrito Federal, o investimento em cada umdos centros esportivos é de R$ 300 mil, valor que deverácobrir os gastos com a segurança, limpeza, o salário deprofessores e com material.Asprimeiras 1.116 vagas abertas serão exclusivas para os alunos darede pública de Samambaia. As inscrições podemser feitas na regional de ensino da cidade. A seleçãoserá feita por ordem de chegada e com a opçãoesportiva de cada aluno. A partir do próximo dia 20, os alunos deoutras cidades também poderão se inscrever.Aprevisão do governo do Distrito Federal é de que mais nove vilas olímpicassejam entregues até abril de 2010. “Vamos ter uma vila emcada cidade humilde e daqui do DF vão sair atletas para asOlimpíadas de 2016”, prometeu o governador JoséRoberto Arruda.