Pesquisa mostra que alunos preferem professores a instituições de ensino

15/10/2009 - 7h05

Da Agência Brasil

Brasília - Pesquisa feita pela Universidade de Brasília (UnB) revela que alunos de instituições particulares de ensino superior particulares estão maisvinculados aos professores do que à universidade. A relaçãoaluno-professor é mais valorizada inclusive do que instalaçõesluxuosas. A tese Capital Social Organizacional: A Confiança nasInstituições de Ensino Superior (IESs) de Brasília, desenvolvida em junho de2007 pelo professor Gilson Borda, foi realizada com alunos de faculdadestradicionais e novas do Distrito Federal.Paraa pesquisa, Borda contou com aparticipação de 351 alunos e usou bases de teóricos tradicionais. Eleavaliou a relação entre estudantes, funcionários, professores edireção de ensino. De acordo com os dados obtidos, 80% dosentrevistados preferem os professores à instalações física como motivaçãopara ingressar ou permanecer em uma faculdade.         Opesquisador acredita que a relação de confiança do aluno com afaculdade é intermediada pelo professor, portanto, o responsável porfortalecer esse laço acaba sendo o professor, pois é ele que passa amaior parte do tempo com o estudante. Isso também pode funcionarde maneira negativa, esclarece Borda, porque se o docente se sentirinsatisfeito com a instituição, a relação com o aluno pode ficarabalada.A opção por instituições privadas foi feita porquealém de relações sociais, existem também as econômicas e segundoteorias estudadas para a formulação da tese, “mesmo em uma relaçãocomercial, sempre há uma troca social maior do que a econômica”,explica o professor.O objetivo do trabalho era avaliar os capitais importantes noséculo 21 e mostrar que a relação econômica não é tão importante quantose costuma acreditar. Borda conta que desde a Revolução Industrial, ocapital econômico era o mais importante, porém “a partir da década de1950, passou a ser valorizado também o capital intelectual”. Isso significa que a capacidade intelectual, principalmenteno caso de instituições de ensino, deve ser considerada primordial. Aconclusão a que chegou a pesquisa foi que a ligação da instituição como aluno é gerada a partir da convivência com o professor que ensina nãosó conhecimento, mas também valores.