Meteorologia prevê mais chuva forte no Paraná para as próximas horas

15/10/2009 - 19h42

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - O serviço de meteorologia do Paranámantém para hoje (15), o alerta de chuvas fortes nas próximashoras nas regiões próximas à divisa norte doestado, com o sul e sudoeste de São Paulo.Ostemporais que atingiram 26 municípios do Paraná, nas últimas 24 horas,deixaram um morto e 44 feridos. De acordo com o levantamento feitopela Defesa Civil, 1.135 pessoas estão desalojadas e 56 casasforam destruídas. 

Achuva forte também causou problemas em Santa Catarina. Nomunicípio de Curitibanos, cerca de 3,5 mil pessoas foramafetadas por vendaval e chuva de granizo, 850 casas foram destelhadase 154 pessoas tiveram que ir para abrigos.

Segundoa Defesa Civil, em Campos Novos, quatro bairros foram afetados. Achuva destelhou 235 moradias, desalojando 300 pessoas. O levantamentoda Defesa Civil mostra ainda que na zona rural de Campos Novos omaior prejuízo foi na agricultura.

Naslocalidade de Didomênico Marondin, na região de Vargem,60 pessoas estão desalojadas e 40 residênciasdestruídas.. Em Caçador, o vendaval e o granizodestelharam cerca de 20 casas.

O Centro deInformações de Recursos Ambientais e deHidrometeorologia de Santa Catarina, em seu último avisometeorológico, alerta que partir do próximo sábado(17) ventos que giram no sentido antihorário em torno de umcentro de alta pressão, atingirão o litoral catarinensetrazendo umidade do mar com chuva de forma continua e persistente.

Achuva pode deixar o solo encharcado, aumentando o risco dedeslizamentos na região da Grande Florianópolis, doVale do Itajaí e do litoral norte, onde o vento de leste serámais intenso. O serviço de meteorologia avisa ainda que nesteperíodo o mar estará muito agitado na costacatarinense, trazendo risco para as atividades de pesca e navegação.