Indústria brasileira de biscoitos busca mais espaço no mercado europeu

14/10/2009 - 11h07

Adriana Nasser*
Enviada Especial
Colonia (Alemanha) - Ganhar mais espaço no mercado europeu é a propostada Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos (Anib), que marcoupresença na Feira de Anuga, uma das mais importantes do setor dealimentos no mundo. O evento começou no último sábado (10) e termina hoje (14), na cidade de Colônia, Alemanha.Segundoo vice-presidente da Anib, José dos Santos dos Reis, a feira não atrai apenas compradores europeus. “Também recebe públicoproveniente da América Latina, dos Estados Unidos, da Ásia, enfim, é uma feiraglobal. As empresas brasileiras buscam ampliar seus mercados investindona qualidade e variedade.”Em2008 as exportações brasileiras de biscoitos cresceram 24,51% em faturamento emrelação ao resultado de 2007, apesar das variações do dólar durante o ano, e somaram US$ 114 milhões.Os produtos mais exportados são biscoitos recheados(38%) e waffers (30%). A participação das principais empresas do setornesses eventos internacionais faz com que a perspectiva seja fechar 2009com um aumento de 1,5% nas vendas para o exterior, apesar da queda dodólar e da crise mundial.“Somos o segundo maior produtor de biscoitosno mundo, só perdemos para os Estados Unidos. Mas ainda consumimosmuito pouco, 6 quilos por pessoa ao ano. Temos que aumentar asexportações e também o consumo interno”, afirmou Reis.