Estamos vencendo a luta contra a fome e a desnutrição, diz Patrus

13/10/2009 - 1h46

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro doDesenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias,afirmou hoje (13) que o Brasil está vencendo uma lutahistórica contra a fome e a desnutrição. “Estamosavançando muito e devemos colocar isso sem arrogância esem falsa modéstia, para que possamos pensar nos desafios”,disse ele, ao participar do seminário Exigibilidade do DireitoHumano à Alimentação Adequada e o SistemaNacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que marca a Semana Mundial da Alimentação.

Patrus lembrou o compromisso assumido pelo país de erradicar a fomeaté 2050. Segundo ele, o Brasil se aproxima domontante de 20 bilhões de euros (R$ 51 bilhões) por ano investidos emprogramas sociais para redução da pobreza, como o Bolsa Família, Luz para Todos e agricultura familiar. “É uma opção clara, umesforço para colocar as políticas sociais no campo daspolíticas públicas, superando o clientelismo e oassistencialismo”, disse.

De acordo com o ministro, os desafios na segurança alimentar incluem“integrar a lei à realidade” sobretudo quando o assuntosão as chamadas “leis sociais” que, para ele,apresentam maior dificuldade para serem publicadas.

Duranteo evento, o presidente do Conselho Nacional de SegurançaAlimentar e Nutricional (Consea), Renato Maluf, também cobroudo Congresso Nacional a aprovação da proposta de emendaà Constituição (PEC) que inclui a alimentaçãoentre os direitos sociais.

Maluf afirmou que a medida poderá contribuir para um envolvimento “maisefetivo” de todos os níveis de governo na segurançaalimentar. “Tem muita conquista sendo feita, mas vamos comemorarmesmo se o Congresso aprovar rapidinho a PEC que já estáentrando em aprovação”, acrescentou. O Consea quera aprovação da PEC até o dia 16 deste mês,data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação.