CNTE quer que Ideb considere condições das escolas e dos alunos para avaliação institucional

11/10/2009 - 19h00

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil
Brasília - AConfederação Nacional dos Trabalhadores em Educação(CNTE) quer que o cálculo do Índice de Desenvolvimentoda Educação Básica (Ideb) utilize os indicadoresrelativos às “realidades das diferentes clientelas da escolapública que necessitam de políticas diferenciadas paraalcançarem o 'sucesso' escolar”, diz o textoelaborado pela Secretaria de Assuntos Educacionais.

“Temque se levar em conta todo o processo sistêmico da educação”,afirmou Denílson Bento da Costa, secretário-geral daCNTE. Ele defende que “sejam avaliadas as condiçõesde trabalho do professor que está lá na ponta, ascondições da comunidade, como é que as pessoasvivem naquele meio social”.

“Vocênão pode unificar valores, tabelas ou métodos emsituações diferentes. Em alguns lugares, hácondições melhores, com professores com saláriosmaiores. Em outros lugares, há péssimas condiçõesde trabalho, com professores recebendo salário insignificante.Não é possível que o índice utilize dadosque tratam essas realidades de forma igual”, disse osecretário-geral da CNTE.

Aproposta aprovada pelos delegados que participaram da 7ªConferência Nacional de Educação, realizada emBrasília, será levada pela CNTE à Conae 2010 (ahomônima Conferência Nacional da Educação),que a Presidência da República convocou para o próximoano entre 28 de março e 1º de abril. O tema da Conae será Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação:Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes eEstratégias de Ação.

Alémde modificações no Ideb, a conferência da CNTEaprovou uma proposta que defende novas fontes de recursos para a educação, como a transferência dos ganhos com a exploraçãode petróleo na camada pré-sal, e ampliaçãode investimentos com o estabelecimento do Custo Aluno Qualidade(CAQ); a equiparação proporcional do gasto percapita da educação básica e superior; e ofim da limitação de aplicação de recursosna educação de jovens e adultos.

Participaramda conferência da CNTE 300 representantes dos sindicatos detrabalhadores de educação básica das redespúblicas de estados e municípios. Durante o evento, ossindicalistas também defenderam a proposta de emendaà Constituição que estabeleça a eleição diretapara diretores de escolas e a adoçãodo piso salarial de R$ 1.132, em julgamento no Supremo TribunalFederal.