Cachaça e vinho brasileiros chamam atenção de consumidor europeu em feira na Alemanha

11/10/2009 - 12h04

Adriana Nasser
Enviada Especial da EBC
Colônia (Alemanha) - A cachaça eo vinho brasileiros começam a disputar espaço com omercado europeu e se apresentam na Feira de Alimentos de Colônia, que se realiza até o dia 14, na Alemanha. Os produtores brasileiros querem atrair o interessedos consumidores que, na feira, podem provar desde o jamónserrano típico da Espanha ou os azeites italianos.OBrasil, que hoje é o maior exportador mundial de aves, detém25% do mercado global e também é líder naexportação de carne bovina, trouxe para a feira umportfólio diversificado de produtos. São 120 ao todo.Entre eles, a picanha. Segundo o presidente da AssociaçãoBrasileira da Indústria de Exportação de Carne,Roberto Gianetti da Fonseca, a picanha brasileira é comercializada em mais de 150países.Na lista dos dez maiores importadores doBrasil, estão a Rússia, o Japão, os Estados Unidos,a América Latina e Angola. Os produtores brasileiros que expõemna feira querem conquistar a Europa, principalmente, com o vinho e acachaça. O Brasil produz, atualmente, mais de 1 bilhãode litros de cachaça, mas exporta menos de 1%.Para oprodutor de cachaça artesanal Evandro Weber, quando o nome dabebida for reconhecido no mundo, “vamos superar esse númeroe torná-la uma das bebidas mais conhecidas no mundo.” Jáo vinho brasileiro, aos poucos, também vai conquistandomercado. Nos últimos três anos, as vendas aumentaram11%.