Balanço da Infraero indica 31% dos voos atrasados até as 11h

10/10/2009 - 1h17

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Balanço da EmpresaBrasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) mostra que dos854 voos programados para decolar até as 11h de hoje (10) – iníciodo final de semana prolongado por causa do feriado de segunda-feira(12) – 31,1% (266) registraram atraso. De acordo com a estatal,5,9% (50) foram cancelados. Omaior problema ocorre no Aeroporto Internacional do Rio deJaneiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim,que registrou 48,1% (50) dos atrasos nos 104 voos programados. Emseguida, vêm o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo,com 24,8% (27) dos 109 previstos, e o de Congonhas (também em SP),que, das 68 decolagens previstas, registrou 26,5% de atrasos, de um total de 18. Porcausa do maior movimento nas estradas devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, aPolícia Rodoviária Federal (PRF) escalou 9 mil policiais quetrabalham em regime de revezamento, com o apoio de 2 mil viaturas edez helicópteros. Estão sendo utilizados 500 radares e 700bafômetros. Umesquema especial de policiamento foi montado na região do Vale doParaíba, onde fica o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O movimentode fiéis nesta época do ano exige atenção duplicada dosmotoristas e dos próprios policiais que atuam na fiscalização. APRF não fará balanços parciais durante o fim de semana prolongado,mas recomenda cuidado aos motoristas por causa das chuvas.

NaRegião Sul, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é detempo parcialmente nublado a claro com névoa úmida e seca nodecorrer do dia no Paraná, no Rio Grande do sul e em Santa Catarina.No Sudeste, o céu ficará encoberto a nublado, com pancadas dechuva e trovoadas isoladas em Minas Gerais (exceto no sul e sudeste),no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Há previsão de chuvisco enévoa úmida no leste de São Paulo. Nas demais áreas, o dia seráde sol e poucas nuvens.

NoCentro-Oeste, a previsão é de dia nublado com pancadas de chuva etrovoadas isoladas no norte e leste de Goiás, Mato Grosso e doDistrito Federal. No restante da região, haverá nebulosidadevariável.No Nordeste, a Bahia, o sul do Maranhão e parte doPiauí também deve ter céu nublado a parcialmente nublado epode haver pancadas de chuva. Nas demais áreas, o dia será de sol epoucas nuvens.

Estãoprevistas pancadas de chuva e trovoadas isoladas também no Amazonas,Pará, em Rondônia, Roraima e no Tocantins.