TV Brasil é assistida por 10% dos brasileiros e tem programação aprovada por 80% dos telespectadores

09/10/2009 - 18h58

Da Agência Brasil

Brasília - Com menos de dois anos de existência, a TV Brasil já é conhecida por um terçoda população brasileira, ou 34%, dos quais 15% já assistiram ao canale 10% o assistem regulamente.  A programação é considerada ótima por22% dos telespectadores e boa por 58%, totalizando 80% de aprovação.Entre os que costumam assistir à TV Brasil em casa, 42% sintonizam ocanal por antena parabólica. Os resultados são de pesquisa realizadapelo  Instituto de Pesquisas Datafolha a pedido da Empresa Brasil deComunicação – EBC. Foram realizadas 5.192 entrevistasem todo o Brasil, com abordagem pessoal em pontos de fluxopopulacional,  distribuídas em 146 municípios em todas as regiões,entre brasileiros de todas as classes econômicas, com  16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos,dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre osdias 18 e 22 de agosto de 2009. Antes, portanto, do lançamento da nova programação da emissora,  na segunda quinzena de Setembro.         Emconsulta espontânea sobre os canais mais frequentemente assistidos, aTV Brasil foi mencionada por 1% dos entrevistados, juntamente comoutros canais abertos e fechados menos conhecidos. Na consultaestimulada (quando o pesquisador menciona o nome do canal), 15% dosentrevistados disseram já ter assistido ao canal alguma vez e 10% declararam assisti-lo atualmente.Entre os telespectadores que costumam ver a TVBrasil, a programação foi considerada ótima por 22%, boa por 58%,regular por 20% e  ruim ou péssima por 1%. A aprovação de 80% (somade ótimo e bom) corresponde  à  nota 4, numa escala variável de 1 a 5.Trêsprogramas destacaram-se na preferência destes telespectadores: Programade Cinema (filmes), com  34%; o telejornal  Repórter Brasil-Noite,com 31% e o programa Sem Censura (apresentado por Leda Nagle), com 26%. Sãopreferidos ainda os documentários (24%), Repórter Brasil-Manhã (20%),programas musicais (19%) e os programas infantis (17%).  A programaçãoinfantil apresenta as maiores medidas de audiência e share da TVBrasil, segundo medida do Ibope. A pesquisa Datafolha, entretanto,ouviu brasileiros com 16 anos e mais, o que se reflete naavaliação dos programas infantis.Entre os 10% de telespectadores que disseram assistir àTV Brasil atualmente, 85% sintonizam o canal em casa. Destes, 42% recebem o sinal através de antena parabólica, 36% através da  TVaberta (antena VHF ou UHF)  e 22% através de TV por assinatura. Ouseja, a maior audiência da TV Brasil está nas cidades do interior,entre os que vêm TV pela chamada Banda C.Os telespectadores que não costumamassistir à TV Brasil apontaram como causa principal as dificuldades desintonização (42%), seguida do desconhecimento (27%), desinteresse(23%) e falta de tempo (19%).A maioria dos telespectadores que assistem à TVBrasil (79%) pertence às classes econômicas  B (32%)  e C (47%), é dosexo masculino (57%), tem idade média de 39 anos, grau de escolaridademédio (46%), aos quais se somam 17% com nível superior. Estetelespectador, em termos de renda e escolaridade, ainda é mais elitizado emrelação ao restante da população brasileira.Mais da metade dos queassistem à TV Brasil vive em cidades do interior (58%), onde é forte apenetração da parabólica, e  45% vivem na Região Sudeste. A RegiãoSul apresenta o menor índice de conhecimento sobre a existência daemissora (17%) e nela o hábito de assisti-la é indicativamente menor (6%), inferior à  média nacional de 10%. O hábito é indicativamentemaior nas regiões Norte/Centro-Oeste, onde 12% declaram assistir à TVBrasil regularmente, e é de 11% nas regiões Sudeste e Nordeste.Adiretoria da Empresa Brasil de Comunicação - EBC considerou os resultadosaltamente satisfatórios, considerando-se o fato de a criação daemissora ainda ser recente, o desconhecimento, que ainda é grande,sobre sua existência, e o fato de dispor de apenas quatro canaisabertos (Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão), o que se agrava com o fato de o canal de São Paulo ser o 69, na banda UHF.