Estados do Sul querem mais recursos para enfrentar os problemas climáticos

09/10/2009 - 20h37

Da Agência Brasil

Brasília - OSeminário Regional de Mudanças Climáticas queterminou hoje (9), em Porto Alegre, elaborou uma carta com váriaspropostas para o enfrentamento dos problemas climáticos naRegião Sul.

Odocumento que será entregue à Secretaria Nacional deDefesa Civil propõe, entre outras coisas, a aplicaçãode mais recursos nas ações de prevençãocontra os desastres naturais e a intensificação dosestudos sobre o impacto das mudanças do clima na economia da região.

Ocoronel da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Joel Prates,coordenador do evento, disse que o seminário reuniuespecialistas dos três estados do Sul que durante dois diasdiscutiram os problemas climáticos comuns àspopulações locais.

“Oevento teve a participação muito boa com o envolvimentodos estados de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul, nosentido de buscar as soluções na defesa civilpara minimizar os impactos do clima na região”, afirmou.

Aperda agrícola causada pelos últimos temporais queatingiram a Região Sul também foi discutida pelosrepresentantes do Ministério da Agricultura que participaramdo seminário. De acordo com a assessoria de imprensa doministério, já foi feito um levantamento das áreasmais prejudicadas. Os agricultores vão receber ajuda pararecuperar as lavouras.