Cachaça orgânica de Pernambuco é destaque na Feira Nacional da Agricultura Familiar

07/10/2009 - 17h51

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Acachaça orgânica Sanhaçu, de Pernambuco, é um dos produtos daagricultura familiar nordestina em destaque na 6ª Feira Nacional daAgricultura Familiar e Reforma Agrária. Promovida pelo Ministériodo Desenvolvimento Agrário, a feira foi aberta hoje (7) na Marina daGlória, no Rio de Janeiro, e se estenderá até a próximasegunda-feira (12).

A gerentecomercial da Sanhaçu, Elk Barreto, disse que sua família trabalhahá quase 17 anos com agricultura familiar em um sítio de 2,5hectares no interior pernambucano.

“Meus pais são precursores daagricultura orgânica. São fundadores da primeira feira orgânica dePernambuco, que existe há cerca de 12 anos. Aí, pensamos eminvestir em alguma coisa mais concreta do que somente a agricultura.Quebramos os cofrinhos da família e resolvemos investir em cachaça”,contou Elk. Para a família, que já trabalhava há muito tempo comprodutos orgânicos, não teria sentido investir em uma cachaça quenão fosse orgânica, acrescentou.

Como o sítiofoi totalmente reflorestado, a família optou por não plantar canano local. Arrendou um terreno vizinho e convidou famílias acostumadas com esse tipo de lavoura a plantar para ela. Essesvizinhos foram orientados a plantar a cana-de-açúcar de formacorreta, sem agrotóxicos. Por isso, eles recebem mais doque o que é pago normalmente no estado. Enquanto nas usinas, hoje, atonelada de cana está valendo R$ 35, a família Barreto paga R$ 50 a tonelada, informou Elk.

“Junto com oServiço de Tecnologia Alternativo (Serta) e a Certivida, que é anossa certificadora de orgânicos, damos suporte a essas famíliaspara que plantem a cana de forma correta. Aí, pagamos mais caro pelacana deles porque a limpa da cana orgânica é mais trabalhosa, feitana mão.”

Elk destacouque, além disso, não há aditivos químicos, o que torna maistrabalhoso o combate às pragas. “Então, a gente tem quegratificar o trabalhador por isso.”

Com oreflorestamento, muitos animais, como a lebre do mato, a raposa, ascobras coral e cascavel e uma infinidade de pássaros, voltaram aaparecer na região. O nome da cachaça orgânica, que aparece pelaprimeira vez na 6ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e ReformaAgrária, é uma homenagem ao pássaro sanhaçu.

A cachaçaorgânica da família Barreto é vendida sobretudo em Pernambuco,embora já tenha mercado aberto em Alagoas,  no Amazonas e alguma coisano Rio de Janeiro e em São Paulo. A expectativa, com a feira, éalargar o mercado comprador. A marca Sanhaçu já está registrada noInstituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), vinculado aoMinistério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,visando a uma posterior  exportação.

“Foi aprimeira coisa que a gente fez. Tudo nosso é bem pensadinho”,disse Elk Barreto.