Paraná testa nova carteira de trabalho mais segura contra fraudes

05/10/2009 - 19h00

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - Ainda em fase de teste, umnovo modelo de Carteira de Trabalho e Previdência Social mais segura contra fraudes está sendo emitido por meio de um sistema informatizado nas cidades deCuritiba, Cascavel, Maringá, Foz de Iguaçu, Londrina ePonta Grossa, no Paraná. A nova carteira traz a foto dotrabalhador, a assinatura e a digital impressas no documento.Paraa chefe do Setor de Carteira do Trabalho da SuperintendênciaRegional do Trabalho e Emprego (Srte-PR), Avani Clarice Albanski, o sistema informatizado de emissão evita que a mesma pessoa retire mais de uma carteira. “Asfraudes mais comuns ocorrem em fotos, na alteração daidentidade e na emissão de mais de uma carteira para a mesmapessoa. Muitos solicitam o documento em postos diferentes jápensando em fraudar o seguro-desemprego, a aposentadoria e outrosbenefícios”, afirmou.

 Para solicitar a nova carteira, o trabalhador tem que estar de posse do CPF, da carteira de identidade ou certidão denascimento e do comprovante de endereço.

Onovo sistema deveráser implantado em todas as agências do Ministério doTrabalho e nos postos conveniados. O prazo entre a solicitaçãoe a entrega do documento que era em média de 15 dias, agora éde uma semana.