Parentes de vítimas do acidente da TAM mostram indignação com resultado de inquérito

03/10/2009 - 14h04

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Em nota divulgada hoje (3), a Associação dos Familiares e Amigos das Vítimasdo Voo TAM JJ 3054 (Afavitam)  manifestou indignação com a conclusão doinquérito da Polícia Federal (PF) que apontou comoculpados apenas os dois pilotos mortos no acidente.

Segundoo presidente da associação, Dário Scott, os parentes ainda não tiveram acesso à investigaçãoda PF, que corre em segredo de Justiça. Noentanto, eles foram informados pela imprensa sobre o resultadoenviado ao Ministério Público Federal (MPF). “Emmuitas oportunidades, a quebra do sigilo foi solicitada por nóse sempre negada, e aí está o resultado”, destacou aassociação.

Em entrevista à Agência Brasil, Scottdisse que os parentes das vítimas estão “esperançosos de que o MPF realmente denuncie os responsáveis por esse crime”.Ele ressaltou que a apuração das causas do acidente não terminou com o fim do inquérito daPF. De acordo com o presidente da associação, o Ministério Público pode ainda utilizar as informaçõesda investigação realizada pela Polícia Civil eouvir por conta própria outros envolvidos.

O fatode o inquérito feito pela Polícia Civil ter apontado 11pessoas como responsáveis pela tragédia é,segundo Scott, algo que traz estranheza aos parentes. “Émuito estranho para nós ver duas investigaçõesque têm os mesmos elementos com resultados tão díspares”,ressaltou.

Odelegado responsável pela apuração da PF,Ricardo Sancovich, foi convidado a participar do próximoencontro da Afavitam, no dia 17 de outubro em Porto Alegre, para explicar os resultados da investigação aos parentes das vítimas.

O acidente da TAM, no dia 17 de julho de 2007, causou a morte de 199 pessoas. O avião percorreu toda a pista do Aeroporto de Congonhas sem conseguirparar e bateu em um prédio na área externa doterminal.