Secretário-geral da ONU diz que ameaças contra embaixada brasileira são "inaceitáveis"

29/09/2009 - 16h29

Da Agência Brasil

Brasília - “Ameaçascontra a Embaixada do Brasil em Honduras são inaceitáveis”,afirmou hoje (29) o secretário-geral dasNações Unidas, Ban Ki-moon, em entrevista coletiva durante aAssembleia Geral das Nações Unidas, em NovaYork, segundo a BBC Brasil. A declaraçãofoi feita um dia depois de o governo brasileiro enviar uma carta àONU expressando preocupação com possíveisagressões contra a representação diplomática.

“A legislaçãointernacional é clara: a imunidade não pode serviolada. Ameaças aos funcionários da embaixada e a suasdependências são intoleráveis”, disse Ban Ki-moon. Osincidentes envolvendo a embaixada brasileira em Honduras ocorremdesde 21 de setembro, quando o presidente deposto do país,Manuel Zelaya, retornou ao país e pediu abriga na Embaixada do Brasil.“O Conselho deSegurança da ONU já condenou estes atos de intimidação.Eu também o faço em termos duros”, afirmou Ban Ki-moon. Paraele, o estado de sítio de 45 diasdecretado no último domingo pelo golpistaRoberto Micheletti, que assumiu o comandando em Honduras, “aumentou as tensões”.

Osecretário-geral da ONU pediu que todos os atorespolíticos se comprometam com o diálogo e pediu que asegurança de Zelaya seja garantida.