Recuperação da indústria paulista desacelera em agosto, avalia economista da Fiesp

29/09/2009 - 21h03

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Arecuperação da indústria paulista, após acrise, desacelerou no último mês de agosto. A avaliaçãoé do chefe do Departamento de Economia da Federaçãodas Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Francini,com base no Indicador do Nível de Atividade da indústria(INA), divulgado hoje (29).

Apesar de ter subido 2,7% em relação a julho, o INA de agosto apresentouqueda de 0,8% no ajuste sazonal, que leva em conta o comportamentodo mês de agosto nos anos anteriores. Franciniclassificou o número negativo como “um pequeno acidente depercurso” no processo de recuperação da indústriapaulista. “Achamos que a tendência de crescimento erecuperação da indústria está mantida,apesar da queda”, avaliou.

Com oajuste sazonal, o nível de utilização dacapacidade instalada também apresenta queda. Era de 81% em julhoe passou a ser de 80,1% em agosto. Sem a ponderação da sazonalidade,a utilização da capacidade instalada foi praticamente amesma nos dois meses, 81,5% em julho e 81,6% em agosto.

ParaFrancini, a retomada da economia de um modo geral ainda mostra sinaisde que é “tímida”. Por isso, ele acredita que seriaprudente a manutenção dos incentivos à demanda interna,como as desonerações fiscais para automóveis eeletrodomésticos.

Oeconomista destacou que o cenário externo, parceiroscomerciais, como a Argentina, não possuem perspectivas devoltar a crescer no curto prazo. Ele avalia que as exportaçõesda indústria paulista estejam com uma queda de cerca de 30%, oque representa uma redução de 8% nas vendas totais daindústria.