Volta de Zelaya foi "irresponsável", diz embaixador dos Estados Unidos na OEA

28/09/2009 - 19h02

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O embaixador dos Estados Unidos na Organização dos Estados Americanos (OEA), Lewis Amselem, classificou a volta a Honduras do presidente deposto Manuel Zelaya como uma ação “irresponsável e insensata”. Desde que retornou ao país, há uma semana, Zelaya está abrigado na embaixada brasileira, em Tegucigalpa. As informações são da BBC Brasil.

“O retorno do presidente Zelaya a Honduras sem nenhum acordo é irresponsável e insensato, não servindo nem aos interesses do povo hondurenho nem àqueles que procuram o restabelecimento da ordem democrática em Honduras”, afirmou Amselem durante reunião extraordinária do Conselho Permanente da OEA, convocada para a análise da situação política no país centro-americano.

Apesar das declarações contra a volta do presidente deposto sem que houvesse um acordo prévio, o embaixador americano classificou as ameaças do governo golpista, presidido pelo ex-presidente do Congresso, Roberto Micheletti, à embaixada brasileira como “deploráveis” e um “insulto à comunidade internacional”.

Sem citar nomes, Lewis Amselem afirmou que aqueles que facilitaram a volta de Zelaya a Honduras “têm uma responsabilidade especial em prevenir a violência e fornecer o bem-estar ao povo hondurenho enquanto ele enfrenta outra crise”.

O embaixador também disse que Zelaya deve deixar de atuar como “uma estrela de cinema” para “se portar como um líder” e fazer um chamado pela paz.