Curitiba realiza hoje a sua 12ª Parada da Diversidade LGBT

27/09/2009 - 1h06

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - Como tema Seus Direitos, nossos Direitos, Direitos Humanos – PeloFim da Violência e da Impunidade, será realizada natarde de hoje (27), em Curitiba, a Parada da Diversidade LGBT –lésbicas, gays,bissexuais, travestir e transexuais. Segundo o presidente daAssociação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD),Márcio Martins, a expectativa é reunir um públicode 150 mil pessoas no Centro Cívico, local do evento.

Deacordo com Martins, diversas autoridades e lideranças domovimento gay do Brasil devem participar da solenidade deabertura, às 15 horas. A festa será animada por setetrios elétricos. Em frente ao Palácio Iguaçu,sede do governo do estado, foi montado um palco onde serãorealizados shows de diversas bandas e performances de drag queens.

Opresidente da APPAD disse que o objetivo principal da parada écombater o estigma e desmistificar as manifestaçõescontrárias à comunidade LGBT no país. SegundoMartins, as pesquisas mostram que no Paraná, somente no 1°semestre deste ano, 18 pessoas LGBT foram mortas, e esse númeropode ser ainda maior já que muitas ocorrências nãosão registradas como “crimes de homofobia”.

“Fizemosagora uma parceria com o Instituto Médico Legal (IML) para quenos comunique a entrada de corpos de travestis vítimas decrimes. Muitos são de outros estados, não eramreconhecidos, portanto enterrados como indigentes. Temos feito estetrabalho de contato com os familiares”, afirmou.

SegundoMartins, apesar de Curitiba ser considerada uma cidade de perfiltradicional, os eventos gays na cidade se caracterizam pelaparticipação das famílias. “Encontramos nosdesfiles famílias onde há a participaçãode três gerações, o avó, o pai e netocelebrando a diversidade. E muitos vão levando seus bebêsainda nos carrinhos”, disse.

Oresultado de eventos assim, segundo ele, são os avançosna ampliação das políticas públicas paraeste segmento, “mas ainda é necessário avançarmais nas leis que garantam os direitos da comunidade LGBT”.