Apenas 8% dos municípios têm salas de cinema

27/09/2009 - 15h10

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Apenas 8,7% dos municípiosbrasileiros têm salas de cinema. Entre 2005 e 2006 o númerocaiu de 504 para 482. A distribuição das salas de projeção também é desigual: das 2.078 existentes no país, 1.244 estão na RegiãoSudeste. Já na Região Norte o número chega apenas a 60. Essessão alguns dos dados compilados pelo Anuário deEstatísticas Culturais do País 2009, divulgado nestemês pelo Ministério da Cultura. Entre os estados, o Riode Janeiro lidera o ranking com o maior percentual de municípioscom salas de cinema, com 41,3%, seguido de São Paulo, com 22,3%.Em termos absolutos, São Paulo (722), Rio de Janeiro (280) eMinas Gerais (192) concentram o maior número de cinemas no país. De acordo com osecretário de Políticas Culturais do Ministérioda Cultura, José Luiz Herencia, há alguns anosnão havia nenhum indicador cultural no país. Segundoele, o anuário não será um “instrumentoretórico”, mas vai balizar as políticas públicasdo país. Ele acredita que a partir do estudo serápossível estabelecer as metas qualitativas e quantitativas quevão constar no Plano Nacional de Cultura, que deve seraprovada ainda em 2009 pelo Congresso Nacional. “Há atépouco tempo atrás, o Ministério da Cultura era o único que não tinha um convênio com o IBGE[Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ] oucom o Ipea [Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada]”, afirmou em entrevista à Agência Brasil. A pesquisa tambémlevantou as informações sobre outros equipamentos deacesso à cultura como museus, bibliotecas, livrarias, gruposcircenses e festivais de dança e de música. O Rio deJaneiro também tem o melhor resultado na relaçãoentre o número de cidades que têm teatro (58,7%). No Brasil, apenas 21,20% dos mais de 5 milmunicípios contam com teatros.Sobre o hábito do brasileiro em relação ao cinema,o anuário traz a informação de que, em média,15% da população das cidades frequentam esse locais pelomenos uma vez por mês. A pesquisa foi realizada em novecapitais. Os filmes vistos com mais frequência são oshollywoodianos (19%) e os gêneros mais assistidos sãode ação e de aventura (15%) e comédias (14%).Na avaliaçãode Herencia, o consumo de cultura entre a populaçãobrasileira é eminentemente doméstico. “As pessoasacessam a cultura em casa. É por isso que o consumo de DVD eo acesso à internet são práticas comuns. Elas nãotêm acesso aos equipamentos culturais, não têm condiçõesmínimas, às vezes, de sair com a família para ocinema porque não têm um transporte público dequalidade, chegam lá e não têm recursos parapagar o ingresso que às vezes é caro”, disse.