Consumidor já acredita mais na manutenção do emprego e na melhora financeira, revela CNI

25/09/2009 - 14h36

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A confiança dosconsumidores quanto à queda do desemprego e à melhora dasituação financeira aumentou no terceiro trimestre, segundopesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor ficou em 4,7% nacomparação como o segundo trimestre deste ano. Foi a segunda vezconsecutiva que a confiança dos consumidores melhorou.Em comparação a setembro de 2008, porém, ainda é negativo em0,2%. O mês de setembro do ano passado foi quando os efeitos dacrise internacional ainda não tinham grande impacto no Brasil.Para os técnicos dainstituição, isso pode significar aumento de consumo no próximotrimestre. Além desses indicadores, houve melhora no índice deendividamento dos consumidores.“O aumento de consumoque a gente está vendo deve continuar nos próximos meses”,informou Marcelo Souza Azevedo, analistas de Política Industrial daCNI.

Segundocomunicado da CNI, o crescimento do índice em relação ao segundotrimestre é amplo em todos os componentes, sobretudo nasexpectativas de desemprego (o melhor do quadro) e situaçãofinanceira. No caso da expectativa de manutenção do emprego, oconsumidor agora está mais otimista (9,5%).

Oíndice acumula crescimento de 28,1% na comparação com o primeirotrimestre e o percentual de entrevistados que acreditam em aumento nodesemprego recuou de 70% no primeiro trimestre para 43% no terceirotrimestre de acordo com a pesquisa.

Tambémmelhorou a expectativas dos consumidores com a inflação. O índicecresceu 3,7% na comparação trimestral, acumulando crescimento de15,4% em relação aos três primeiros meses do ano.

Quantoà própria renda a expectativa dos entrevistados aumentou 3% notrimestre, mas ficou 1,1% inferior ao registrado no terceirotrimestre de 2008. No caso da expectativa quanto à melhora dasituação financeira, o indicador passou para 5,9% no trimestre,ficando 0,4% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.

Oíndice de endividamento manteve a trajetória de recuperação járegistrada no segundo trimestre com crescimento de 4,3%, acumulando7,9% no ano. A intenção de comprar bens de maior valor cresceu 3,1%no período, mas manteve-se em queda de 3,8% na comparação comomesmo período de 2008. Segundo Marcelo Souza Azevedo, bens de maiorvalor são móveis e eletrodomésticos.

Nocaso da renda pessoal e situação financeira, o analista explica queembora tenha havido melhora, o consumidor ainda está receoso e nãovai comprar tanto quanto em 2008. “Muito embora é possível dizerque o índice está bastante alto e muito próximo ao do ano passado.Só a compara de bens de maior valor que está mais descolado”,disse.