Governo hondurenho decreta toque de recolher

21/09/2009 - 21h48

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Após o retorno do presidente Constitucional de Honduras, Manuel Zelaya, hoje (21), ao seu país, o governo golpista de Roberto Micheletti decretou toque de recolher em todo o território nacional. A medida, anunciada esta tarde, entrou em vigor às 16 horas (horário local) e vale até as 7h de amanhã (22). O anúncio do toque de recolher pegou a população de surpresa.

Segundo o governo hondurenho, a determinação tem por objetivo evitar a ocorrência de distúrbios entre os manifestantes pró-Zelaya e os que se opõem à volta dele ao país. Simpatizantes de Zelaya estão em frente à Embaixada do Brasil, em Tegucigalpa, onde o presidente deposto se refugiou após chegar ao país, esta manhã.

Preso por um grupo de militares e deposto do cargo no dia 28 de junho, o presidente Zelaya foi obrigado a embarcar em um avião e deixar o país rumo à Costa Rica. Em seu lugar assumiu o então presidente do Congresso hondurenho, Roberto Micheletti, cujo governo, desde o início, não foi reconhecido pela comunidade internacional.

Para destituir Zelaya da Presidência - ato classificado pelo governo brasileiro, entre outros, como um golpe de Estado – a oposição alegou que ele infringiu a Constituição ao insistir na realização de uma consulta para verificar se a população estava de acordo com mudanças constitucionais, entre elas, a possibilidade de reeleição presidencial.