Governo do Rio adere à Campanha Nacional de Acessibilidade

20/09/2009 - 14h50

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O governo do Rio assina amanhã (21), como parte das comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a adesão à agenda social coordenada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República. A informação é do superintendente de Políticas para Pessoas com Deficiências da SEDH, Luiz Claudio Pontes, que também é cadeirante. Ele participou hoje (20) da 2ª Caminhada  da Acessibilidade, na praia de Copacabana, promovida pela entidade Espaço Novo Ser, com apoio da SEDH.

Pontes esclareceu que a agenda social é um pacote de medidas  do governo federal que visa à inclusão social dos deficientes. “Faltava a assinatura do governo do Rio de Janeiro para desenvolver essas políticas aqui no estado”. O superintendente observou que a adaptação das cidades e das empresas às necessidades das pessoas com deficiências “é uma luta diária”.

A opinião foi compartilhada pela secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Benedita da Silva. Segundo ela, o estado do Rio está “totalmente engajado na campanha da acessibilidade”.

“É importante que a  questão da acessibilidade passe por vários setores. É a sociedade civil,  a iniciativa privada, é também o governo. É um conjunto de ações que  deveremos implementar que envolve todos nós”, afirmou a secretária.

A cerimônia de adesão do governo fluminense à agenda social e à Campanha Nacional de Acessibilidade está marcada para as 10 horas, no Palácio Guanabara. A campanha é um dos instrumentos usados pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade) para estimular a construção de uma sociedade inclusiva e solidária.