Seis sindicatos de trabalhadores dos Correios suspendem greve

18/09/2009 - 22h13

Da Agência Brasil

Brasília - Os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) da Bahia, do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, de Santa Maria (RS), Ribeirão Preto (SP) e Bauru (SP) votaram hoje (18), em assembleia, pelo encerramento da greve e já voltaram ao trabalho. Segundo o comando nacional de greve, 23 sindicatos mantêm o movimento, que começou no último dia 15.

A empresa entrou no início da noite de hoje (18) com um processo de dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST), alegando que a greve dos funcionários é um movimento abusivo.

De acordo com o tribunal, o documento apresenta cláusulas de natureza econômica relacionadas com o plano de cargos e salários da estatal e pede a concessão de liminar para que a categoria suspenda a greve. A empresa também pede que o TST determine, liminarmente, que a categoria mantenha o percentual mínimo de 70% dos trabalhadores em cada uma das unidades operacionais da ECT.

Nos processos de dissídio coletivo, a primeira etapa é a tentativa de conciliação. Não havendo entendimento, ou caso as partes rejeitem eventual proposta formulada pelo tribunal, o processo será encaminhado a um relator sorteado, a quem caberá examiná-lo e levá-lo a julgamento.