Secretaria quer repetir no Rio desempenho positivo na vacinação contra a pólio

19/09/2009 - 1h00

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sesdesc) pretende repetir na segunda etapa da Campanha  Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que é realizada hoje (19), o resultado da primeira, em junho. Na época, aproximadamente 1,120 milhão crianças até 5 anos foram imunizadas no estado.

A gerente de Doenças Imunopreviníveis da Sesdec, enfermeira Andréa Ayres, disse ontem (18) à Agência Brasil que 98% do público-alvo foram atendidos na campanha de junho deste ano. “A expectativa é otimista. A gente acredita que se os pais levarem as crianças de novo, a gente vai repetir esse desempenho.”

Ela recomendou que os responsáveis levem também a caderneta de vacinação a um posto móvel ou fixo presente nos 92 municípios. Mesmo que naquele local as demais vacinas recomendadas não estejam disponíveis, o profissional encaminhará a criança para unidades de saúde que disponham de serviços mais complexos, onde poderá receber as outros tipos de vacina.

Ela salientou que embora não  sejam registrados casos de poliomielite no Brasil e na América Latina desde o final da década de 80, a preocupação é com a possibilidade de reintrodução do vírus no Brasil.

Cerca de 20 mil pessoas trabalham na segunda etapa da Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, atuando em 3,5 mil postos fixos e móveis em todo o estado.  Os postos de vacinação funcionarão até as 17 horas.  

De acordo com informação da Sesdec, o último caso de paralisia infantil foi registrado no Rio de Janeiro em 1987, no bairro de Santa Cruz, zona oeste carioca. No país, o último caso ocorreu no município de Souza, na Paraíba, em 1989.