MST diz que pedido de CPMI é represália contra revisão dos índices de produtividade

16/09/2009 - 18h43

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - OMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) classificou como represália o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) noCongresso parainvestigar denúncias de repasses de recursos públicos àentidade.Segundoo movimento, a luta pela revisão dos índices deprodutividade teria motivado a reação doslatifundiários e dos “setores mais conservadores dasociedade”. O MST ressaltou que a revisão dos índicesestá prevista na Constituição Federal de 1988 ena Lei Agrária, de fevereiro de 1993. “Os parâmetrosvigentes para as desapropriações de áreas ruraistêm como base dados do Censo Agrário de 1975. Em 30anos, a agricultura passou por mudanças tecnológicas equímicas que aumentaram a produtividade média porhectare.”

Paraa entidade, o pedido de CPI é mais uma tentativa dedesarticular o movimento e impedir a mobilização pela reforma agrária. “Em 25 anos, tentaram destruir o nossomovimento por meio da violência de grupos armados contratadospor latifundiários, da perseguição dos órgãosrepressores do Estado e de setores do Poder Judiciário, dacriminalização pela mídia burguesa e atémesmo com CPIs.”

Orequerimento de abertura da CPMI foi protocolado hoje (16) na secretaria-geral do Senado pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA),e pelo líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), ambosrepresentantes da bancada ruralista. O objetivo da comissão éinvestigar denúncias publicadas pela revista Vejae pelo jornal OEstado de S. Paulode repasses feitos pela administração públicafederal e entidades estrangeiras a cooperativas e associaçõesligadas ao MST para supostamente financiar “invasões deprédios públicos e propriedades rurais”.