Ministério do Trabalho e Dieese lançam anuário

15/09/2009 - 17h01

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - O Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda foi lançado hoje (15), em Curitiba, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em conjunto com o Departamento Intersindical deEstatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Segundo o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Paraná, Alvyr Pereira deLima, o trabalho pode ser comparado a um censo nacional no que se refere ao trabalho, emprego, renda  e as políticas desenvolvidas no setor não só pelo governo federal, mas também por  estados e municípios. Ele disse que o objetivo do anuárioé constatar as áreas de trabalho onde há lacunas, como desemprego, número de aposentadorias e tempo depermanência no trabalho, para que o setor público possa criar políticas para resolver as demandas. “[O trabalho] servirá também como instrumento de consulta paratrabalhadores e pesquisadores", acrescentou.

O anunário foi elaborado pelo Dieesecom dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho referentes ao ano de 2007. Estáestruturado em cinco livros, abordando indicadoresdos temas: Mercado de Trabalho (livro 1), Intermediaçãode Mão de Obra (livro 2), Seguro-Desemprego (livro 3), QualificaçãoSocial e Profissional (livro 4) eEconomia Solidária, Proger e Juventude (livro 5).

Os cinco volumes do anuário mapeiam a população economicamente ativa, de 105,33 milhões do país. Também define o mercado de trabalho brasileiro como de  grande heterogeneidadeestrutural.  Umaparcela de trabalhadores com contratação padrão convive com outra emsituação de informalidade, excluída de qualquer sistema  de proteção social. Os livros trazem gráficosdetalhados de cada região e estado.

No período de análise dos dados, o Paraná apresentou umataxa de desocupação inferior à média nacional, de 5,6%, mas um nível de informalidade de 30%,um percentual significativo, assinala a economista do DieeseLenina Formaggi. O destaque fica com o desempenho da agricultura eda agroindústria do estado, muito fortes no cenário nacional.