Óleo e gás e produtos agrícolas lideram comércio entre Brasil e Índia

14/09/2009 - 20h06

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O setor de óleo e gás eas commodities agrícolas, como o açúcar,lideram as oportunidades de negócios que se abrem no momentoentre o Brasil e a Índia, disse hoje (14) à AgênciaBrasil o presidente da Câmara de ComércioBrasil-Índia do Rio de Janeiro, Marcelo Tournillon Ramos.

A corrente de comércioBrasil-Índia, segundo informou Ramos, atingia US$ 500 milhõeshá cerca de seis ou oito anos, e já alcançouatualmente US$ 6 bilhões. “Houve, realmente, um incrementomuito grande”.

Para o presidente daentidade, o fluxo de informações tem que ser maisprofundo, “para que a gente possa identificar quais são asnecessidades de cada país, para poder agir com antecedência”.

Devido àexistência da barreira da língua entre os dois países,a Câmara de Comércio Brasil-Índia do Rio deJaneiro tenciona dar aos empresários brasileiros o suportetécnico necessário para garantir mais segurançanos contatos de negócios.

“É preciso terpessoas que tenham conhecimento lá para que a gente se sintaseguro de fazer a comercialização. Esse suporte técnicoé que a gente está querendo oferecer aos nossosassociados”, afirmou. Ele acha que a experiência de pessoasque já efetuaram negócios na Índia podeproporcionar maior segurança às negociações.

Marcelo Ramos destacouque, também, na área do turismo se abrem aspossibilidades de estreitamento dos laços culturais bilateraise de atração de investimentos para o Brasil. Segundo ele, a classe média da Índia tem cerca de 300 milhõesde pessoas que viajam para fora do país. “Isso representa50% a mais que a população brasileira. Então, oturismo pode vir a ser muito melhor trabalhado”, disse.