Números do setor turístico nacional devem ser recordes este ano

14/09/2009 - 19h04

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O turismo doméstico do paísdeverá bater o recorde este ano com 52 milhões dedesembarques contra os 50 milhões de 2007. A previsão édo diretor de Financiamento e Promoção de Investimentono Turismo, do Ministério do Turismo, Hermano Gonçalvesde Souza Carvalho, em entrevista hoje (14) à AgênciaBrasil.Carvalho disse que, em julho, osdesembarques foram recordes para o turismo brasileiro “como nuncafoi anteriormente”. De acordo com dados do Ministério doTurismo, o número de desembarques domésticos ficouacima de todos os resultados dos últimos 40 anos. Foram registrados cerca de 5,18 milhões dedesembarques, revelando um incremento de 23,13% em comparaçãoao mesmo mês do ano passado. No acumulado do primeiro semestrede 2009, foram efetuados 30,5 milhões de desembarquesdomésticos no Brasil.

Diante desse quadro de expansão, o Ministério do Turismo estánegociando junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) umanova linha de empréstimo de US$ 1 bilhão para oPrograma de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Os recursos serão destinadosà melhoria da infraestrutura e a gestão das 12 cidadesbrasileiras que irão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014.Eles se somarão à linha de igual valor, jáliberada pelo BID, cujo objetivo é financiar projetos ligadosao setor turístico nacional.

O ministério informou, pormeio da assessoria de imprensa, que 23 projetos estão emanálise dentro do Prodetur, englobando os estados e osmunicípios, dos quais já foram aprovadas 14cartas-consulta, totalizando o equivalente a US$ 741 milhões.

Os estados do Rio de Janeiro, Cearáe de Pernambuco são os que estão com os projetos emmaior estágio de desenvolvimento. A expectativa do ministérioé que os recursos sejam liberados até o fim do ano.

O ministério negocia tambémjunto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES) a criação de uma linha de créditoespecífica para a Copa Mundo de 2014, para apoio ao setorhoteleiro.

O BNDES informou, por meio de suaassessoria, que, no momento, está sendo feito o mapeamento dademanda, para traçar o esboço de investimentosnecessários a fim de atender as 12 cidades-sedes. Ainda nãohá, entretanto, nenhuma decisão do banco sobre oassunto.