Brasil quer atrair investidores internacionais de pequeno e médio portes

14/09/2009 - 16h34

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Ministério do Turismo  quer atrair não só os grandes  grupos econômicos privados para investir no setor turístico-hoteleiro do Brasil, mas, principalmente, o segmento dos pequenos e médios investidores. Para tanto,  o ministro  Luiz Barreto viaja amanhã (15) ao Japão, onde participará  da Jata World Tourism Congress & Fair, maior feira de turismo da Ásia.

A informação foi dada hoje (14) pelo diretor de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo do ministério,  Hermano Gonçalves de Souza Carvalho. Barreto fará uma exposição no Japão sobre as oportunidades de investimento no turismo no Brasil, visando a atrair mais investidores. “Não podemos pensar só nos grandes conglomerados. A gente também está falando do médio e do pequeno investidor. Por isso, estamos mostrando para eles o que é possível fazer no Brasil.”

Carvalho representou o ministro na 2ª Conferência Sul-Americana  de Investimentos em Hotelaria e Turismo (Sahic, da sigla em inglês), aberta hoje (14), no Rio. A primeira edição do evento foi realizada em Buenos Aires, em setembro do ano passado.

O ministro vai mostrar que o nosso  país tem  um lastro econômico forte, tem uma boa base democrática, temos condições de desenvolvimento, cujos números apontam a nossa reconhecida liderança na região”, disse Carvalho.

Ele salientou que a Copa de 2014 no Brasil é um atrativo  extra para os investimentos que deverão ser efetuados pelo setor privado no país. A ideia é atrair novos investimentos para o setor turístico e melhorar a qualidade dos recursos já existentes, destacou.

Na próxima semana, uma delegação do Ministério do Turismo vai a Portugal, onde participará do Salão Imobiliário de Lisboa (SIL), com o objetivo de  apresentar as oportunidades de negócios no setor hoteleiro nacional. Até o final do ano, informou Carvalho, o ministério pretende visitar a Inglaterra para divulgar o Brasil e atrair novos investidores.

Na manhã de hoje, Carvalho se reuniu Sahic com investidores da América Latina interessados em investir no país em regiões pontuais, como um grupo do Peru que deseja construir um hotel-butique no Acre, revelou. Ele avaliou que como a economia brasileira se mostra estável, apesar da crise mundial, “para eles é uma boa saída”. Por isso, ele acredita que uma “enorme possibilidade” de negócios pode ser feita no Brasil.

O diretor do ministério disse que a realização da 2ª Conferência Sul-Americana de Investimentos em Hotelaria e Turismo no Brasil é a comprovação da situação econômica que o  país vive e de que o turismo no Brasil é pujante. Salientou que os grandes grupos hoteleiros mundiais estão presentes no território brasileiro.

Países de todo o mundo participam  do evento em busca de negócios. Na primeira edição foram computados 320 executivos de 25 países. “Nós somos hoje, na verdade, a bola da vez e estamos bem estruturados para receber esse tipo de demanda”. Carvalho assegurou que a realização da conferência “levanta o nosso padrão cada vez  mais, diante do cenário mundial”.

 O presidente da Sahic, Arturo  Garcia Rosa, salientou que as oportunidades que se abrem no Brasil para investidores internacionais são muito grandes, porque o país “deu uma demonstração clara da fortaleza de sua economia diante  das incertezas do mercado global, mostrando evidentes sinais de recuperação e de retornar ao crescimento”.

Segundo Garcia Rosa, a realização da Copa de 2014 contribui para isso. Ele está torcendo para que os Jogos Olímpicos de 2016 ocorram também no Rio de Janeiro, porque isso abre possibilidades de investimentos não só para o Brasil,  mas para toda a América Latina.