Sindicato acredita que PIB da construção deve ser positivo no ano apesar de queda no semestre

11/09/2009 - 21h03

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - OSindicato da Indústria da Construção Civil deSão Paulo (Sinduscon – SP) acredita que, apesar da queda de9,6% no Produto Interno Bruto (PIB) do setor no primeiro semestre, o resultado no cálculo do final do ano deverá ser positivo.

“Quando o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística] calcular as outras variáveis – ovalor adicionado gerado pelas construtoras e o consumo de materiaispelas famílias – certamente o desempenho do setor terásido melhor”, prevê a entidade.

Segundoo Sinduscon, o número negativo divulgado hoje (11) pelo IBGElevou em conta, principalmente, a redução na produçãode materiais de construção. “Entretanto, isso nãoretrata a visível recuperação da atividade dasconstrutoras em 2009”.

Osindicato atribuiu o declínio da produção dosmateriais de construção a três fatores: queda nasexportações, estoques elevados e o adiamento dasreformas e construções planejadas pelas famíliase empresas, por causa da crise.

Porém,a atual demanda das empreiteiras, que esteve em crescimento nosúltimos meses, já está proporcionando, naavaliação do Sinduscon, a recuperação doramo de materiais. “Tanto as obras de infraestrutura como as dosetor imobiliário têm crescido, em funçãodo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], dosprogramas de obras públicas estaduais e municipais e doprograma habitacional Minha Casa, Minha Vida”, afirmou a entidade.